Seja um RPGista Organizado

Todo Mestre e jogador de RPG que se preze, joga vários sistemas diferentes, com grupos diferentes, com cenários e personagens variados também. Tem diversos desenhos, fichas em branco, fichas prontas, fotos, histórias prontas, aventuras. E em algum momento, você já deve ter se perguntado: como organizar esse covil de goblins que eu aprontei aqui? Vou ensinar as soluções que encontrei para manter organizado todo meu material de RPG e para ter acesso rápido e fácil ao meu material.

Bem organizado — por chotda
Bem organizado — por chotda

Introdução

Para organizar tudo, dividi meus materiais em: Livros, Atual, Recursos e Arquivo.

Livros são os livros (dã), suplementos e revistas.

Atual é todo o material que sempre está ativo e de uso frequente: campanhas atuais, grupos atuais de jogo, desenhos que estou fazendo, fichas, monstros, etc.

Recursos são materiais que podem ser utilizados nos RPG’s: como fichas em branco, pergaminhos prontos (como aqueles que eu ensinei a fazer), desenhos de lugares para RPG, desenhos de personagens para RPG, mapas, personagens prontos, etc.

Arquivo é o material antigo, que não está mais em uso: as campanhas terminadas, fichas antigas e históricos passados.

Na hora de organizar, tenha em mente que cada coisa deveria ter o seu lugar e quanto maior a frequencia de uso de determinado item, maior deve ser a facilidade de encontrá-lo.

Livros

Todos RPGistas devem estar carecas de saber, mas vou falar mais uma vez sobre como guardar e conservar os livros.

  • Devem ser colocados na vertical.Na horizontal, o peso das páginas e dos livros aceleram a deterioração do mesmo.
  • O local deve ser seco, limpo e arejado. O papel deve receber oxigênio para manter suas propriedades e a umidade propicia a propagação de fungos e dá mofo e mal cheiro.
  • Manuseie com cuidado. Não pegue os livros puxando pela lombada (parte de trás), não pegue com mãos sujas, passe as páginas pegando uma por uma.

Coloquei os livros organizados por sistema e por uso, os mais usados do lado esquerdo e os menos usados do direito.

Atual, Recursos e Arquivo

Comprei uma pasta sanfonada (R$ 21,00) com 12 repartições e fui colocando nela os materiais que uso atualmente. Nas partes da frente coloquei os que mais uso, D&D Quarta Edição, Mundo das Trevas, Mutantes & Malfeitores e D&D Terceira Edição. Como não tenho tanta coisa assim, nas partes do meio coloquei os Recursos e nas partes de trás, o Arquivo.

Pasta organizada.
Pasta organizada.

Se você tem zilhões de coisas para guardar, pode utilizar várias pastas diferentes para organizar por categorias (sistema, grupo) e subcategorias (campanhas, mapas, fichas).

Finalizando

É muito gratificante relembrar as grandes aventuras e campanhas vividas com seus amigos olhando os materiais que se tornaram importantes para vocês. E ter isso organizado para mostrar aos seus amigos quando eles vierem te visitar e, quem sabe, fazer um joguinho só para relembrar os velhos tempos.

Anúncios

3 comentários sobre “Seja um RPGista Organizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s