O RPG no Início de 2013

Não faço a menor ideia (oficialmente) de como anda o cenário de RPG no Brasil e no Mundo, mas pelo que estou observando não anda muito bem. Vários blogs de RPG que acompanhava não existem mais ou estão parados há muito tempo, não há mais eventos de grandes proporções, as grandes livrarias estão retirando a sessão RPG de suas prateleiras e as lojas também não andam fazendo muita divulgação, as menções nas grandes mídias estão cada vez mais escassas e jogadores cada vez mais divididos e esquecidos.

O RPG é um mercado, isto é fato, e as grandes empresas que dominam o gênero estão se fechando em um círculo restrito, onde apenas os mais atentos perceberão as mudanças e os novos lançamentos.

O RPG nunca irá morrer, mas será cada vez mais difícil adquirir novos produtos, tendo de recorrer aos importados e o material traduzido será cada vez menor. O RPG sempre seguiu em meio às margens de coisas maiores, como games, cinema ou literatura, mas sempre seguiu firme, mas gora está se distanciando, resta esperar para saber como será o ano de 2013 para o RPG no mundo, mas principalmente no Brasil.

Anúncios

2 comentários sobre “O RPG no Início de 2013

  1. Boa cara, o RPG tá cada vez mais indie. O RPG estilo Encontro Internacional de RPG morreu faz tempo. O que rola hoje são pequenos eventos e jogos indies. Procure por jogos e autores: eles existem. Mas o mercado como vc conheceu, morreu faz tempo.

    1. Temos que adaptar para depois evoluir e o RPG é a mesma coisa: cada vez mais digital, muitos e-books e pdfs, e isso está fazendo o RPG se transformar em um grande conglomerado para uma série de pequenas iniciativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s